Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
29/10/2007 11h32
Trem suburbano - Salvador/Ba
Eu dou graças a Deus por morar perto do trabalho e não precisar do transporte público de Salvador, que é, em minha opinião, um dos piores do Brasil.
Conheço outras cidades como Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Madri, Nova York e Havana.
O transporte por ônibus em Salvador é uma tragédia: ônibus velhos, desconfortáveis, tarifa muito alta. Pior que o sistema de transporte de Salvador, apenas o de Havana (Cuba).
Falando sobre o trem. Que trem? Aquela carroça, uma verdadeira geringonça que circula da Calçada a Paripe? Alguém ousa chamar um monte de ferro velho de trem?
Já usei algumas vezes, por curiosidade, não por necessidade.
 
A população de baixa renda da suburbana não tem alternativa. Ou vai de trem ou paga quatro vezes mais no ônibus.
Quem viaja de trem em Salvador está sujeito a tomar pedrada dos moradores do entorno das linhas férreas... Mesmo com o serviço de segurança nas estações, ainda ocorrem abusos de vendedores, assaltantes e outros inconvenientes.
Mesmo depois de ter sido municipalizado o serviço e de ter havido uma reforma nas estações e no sistema ferroviário há muito por fazer.
 
Sugiro que retire as sucatas que ainda funcionam e jogue no lixo, refaça toda a linha férrea, adaptando a bitola ao sistema do metrô, compre novos trens, que as estações sejam modernizadas com catracas eletrônicas (as mesmas que serão usadas no metrô) e se faça uma readaptação no pessoal que presta serviço. Mesmo assim, muita coisa ainda não vai funcionar como deveria.
 

Publicado por Valdeck Almeida de Jesus em 29/10/2007 às 11h32