Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Um Poema em Cada Árvore na Praça Almeida Couto
 
Galinha Pulando participa do projeto literário e ecológico 

O projeto “Um Poema em Cada Árvore” foi idealizado em 2010 pelo poeta Marcelo Rocha, em Governador Valadares/MG e apoiado pelo Instituto Psia. Aqui em Salvador, aconteceu, dia 21 de setembro, das 9 às 14hs, na Praça Almeida Couto, no bairro Nazaré, com apoio do site Galinha Pulando. Foram selecionados poemas de autores, via internet, e expostos em árvores para leitura pública. Interessados além do Largo de Nazaré, os poemas foram expostos, também, na praça em frente ao Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.
 
O projeto visa despertar o interesse pela leitura, divulgação de poemas de autores locais e faz parte de uma mobilização nacional em que cidades do país inteiro realizam a mesma atividade gratuita e sem limitação de idade. Em 2015 foram mais de cinquenta cidades participando.
 
Para Valdeck Almeida de Jesus, poeta e jornalista, que mantém o site Galinha Pulando, “esta atividade é de extrema importância para integrar atividades diversas, como publicação, leitura, ecologia, distribuição, estímulo à leitura e divulgação de textos poéticos, que ajuda a elevar os índices de leitura no Brasil”.
 
Aqui os nomes dos poetas participantes: Danusa Almeida, Alex Simões, Sandra Stabile, Vera Passos, Josué Ramiro Ramalho, Maria Prado de Oliveira, Perinho Santana, Camila Ceuta, Renata Rimet, Conceição Castro, João Vanderlei de Morais Filho, Kátia Borges, Mariana Paiva, Luiz Menezes de Miranda, Jorge Baptista Carrano, Marcos Peralta, Lucas Yuri, Tina Tude, Varenka de Fátima Araújo, Tude Celestino, Cristiano Souza, Maiara Silva, Sandro Sussuarana, Fábio Haendel, Denisson Palumbo, Rosana Paulo, José Abbade, Benevides Curaçá, Audelina Macieira, Vera Passos, Marina Gentile (Brasil), Eduardo Quive (Moçambique), Hallyson Stefania, Juan de Dios Sánchez e Jorge Montenegro Ballesteros (Colômbia).
 
Galinha Pulando – O site e editora Galinha Pulando promovem, desde 2005, um concurso literário internacional, que completa dez anos com mais de 1700 poetas publicados em vinte países aonde a língua portuguesa chega. O poeta Valdeck Almeida de Jesus é o mantenedor e patrocinador do concurso que já revelou autores de todas as idades. Site: www.galinhapulando.com
 
Um Poema em Cada Árvore. Todos os poemas expostos estão neste blog: http://poemanaarvore.blogspot.com.br/
 
Quando: 21 de setembro 2015 
Onde: Praça Almeida Couto, Nazaré, Salvador-BA
Horário: 9h e 14h
Quanto: Grátis
Mais informações: www.galinhapulando.com
Telefone: (71) 9345-5255
 
Fontes:
http://galinhapulando.com/visualizar.php?idt=5382706
 
http://www.iteia.org.br/jornal/um-poema-em-cada-arvore-na-praca-almeida-couto
 
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=54239
 
http://www.digestivoblogs.com.br/post.asp?codigo=5079&titulo=Um_Poema_em_Cada_Arvore_na_Praca_Almeida_Couto
 
http://portalgiro.com/um-poema-em-cada-arvore-na-praca-almeida-couto/
 
http://port.pravda.ru/news/sociedade/16-09-2015/39480-poema_cada_arvore-0/
 
http://www.radioevangelho.com/portal/artigos/noticias/2015/09/16/um-poema-em-cada-arvore-na-praca-almeida-couto.html
 
http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=01024&num_release=161651
 
http://www.infocultural.com.br/cultura/literatura/12129/Um+Poema+em+Cada+%C3%81rvore+na+Pra%C3%A7a+Almeida+Couto
 
 
Dia 21 de setembro de 2015 será realizado pelo quarto ano consecutivo o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional), quando acontecerá em 57 cidades brasileiras uma edição simultânea do Um poema em cada árvore - iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura...

No dia em que se comemora o Dia da árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.

O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.

Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014 premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.
Desde sua criação o Um poema em cada árvore já foi realizado em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do Brasil.
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 15/09/2015
Alterado em 22/09/2015


Comentários