Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Citação de Valdeck Almeida de Jesus no TCC de Aline Vitória e Tatiana Marques dos Santos
Autoria: Aline Vitoria e Tatiana Marques dos Santos
Ano: 2006
Tamanho: 152 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Trabalho sobre as crenças populares do interior da Bahia presentes em Memorial do inferno para a disciplina de Literatura Brasileira V do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas sob orientação do professor Anchieta Nery.
 
Citação de Valdeck Almeida de Jesus na Dissertação de Mestrado de Roberto Muniz Dias
Autoria: Roberto Muniz Dias
Ano: 2013
Tamanho: 2 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação do Departamento de Teorias Literárias e Literatura da Universidade de Brasília (UnB) como parte das atividades para obtenção do título de Mestre sob orientação da Professora Drª. Cintia Schwantes.
 
Citação de Valdeck Almeida de Jesus no Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus e PNLL
Ano: 2010
Tamanho: 4 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Livro sobre criação, ações e futuro do PNLL tem versão digital disponível para download gratuito. Citação à pág. 244, no artigo "PNLL em cinco anos se consolida como o verdadeiro canal em defesa do setor livreiro", assinado por Vítor Tavares.
 
Jornal Pirâmide - de Moçambique para o mundo lusófono
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus e Poeta Militar e outros
Ano: 2013
Tamanho: 6 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Jornal em PDF que divulga literatura moçambicana e dos países de língua portuguesa.
 
O Jegue que rinchava pelo cu
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2014
Tamanho: 469 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Cordel engraçado sobre um jegue que peidava demais e rinchava pelo cu. Xilogravura de Luiz Natividade
 
VARAL ESTENDIDO: REVISTA VARAL ESPECIAL SONHAR AINDA PODE!
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus e Jacqueline Aisenman e outros
Ano: 2014
Tamanho: 5 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Verde é a cor da esperança (que nunca morre) e os sonhos devem ser de todas as cores porque eles existem em nossa vida e em tudo o que fazemos: dormindo ou acordados, nós sonhamos!
 
Revista Cítrica - 4ª edição
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus e Fundação Cultural do Estado da Bahia
Ano: 2013
Tamanho: 6 MB
Formato: PDF
Sinopse:
A 4ª edição do Cítrica encerra um ciclo: conclui-se a primeira previsão de números financiados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), na intenção de oportunizar ao público e a novos críticos espaço para o exercício do debate sobre a produção artística da Bahia. Por isso, esta é uma edição especial. Há os textos de crítica, escritos sobre temas diversos, trazendo a estas páginas olhares mais ácidos, que, se cumprindo o papel desta tarefa, podem contribuir para a reavaliação de quem faz e usufrui da arte. Há páginas dedicadas ao testemunho de membros da comissão de seleção do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, numa análise sobre o processo seletivo da 5ª edição deste concurso realizado na Bahia e que é um dos maiores da área fotográfica do Brasil. Há, ainda, um encarte com os vencedores do concurso cultural Capa Mágica, em que artistas recriaram capas de álbuns de baianos – e como é bacana que tenham sido ideias e execuções de evidente qualidade.
 
VARAL ESPECIAL DO LIVRO 2013
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus e Jacqueline Aisenman (org) e outros
Ano: 2013
Tamanho: 3 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Por Jacqueline Aisenman: "No ano passado fizemos uma edição especial de nossa revista sobre o livro: VARAL DO LIVRO. Foi um sucesso tamanho, tanta gente pediu mais que resolvemos repetir a dose. Afinal, cá para nós, falar de livro, para quem gosta, não cansa. Tem sempre tantos assuntos, tantas coisas que se pode falar a respeito. Vivemos numa época em que livros digitais coabitam com nossos velhos amigos, os livros de papel. Muitos fizeram a previsão radical de que os leitores digitais, por sua praticidade, acabariam com o livro de papel. Por enquanto eles estão fazendo um caminho juntos. Há livros que são editados nas duas formas, agradam gregos e troianos e assim a leitura segue em frente. Mas, verdade seja dita, está acontecendo um “boom” editorial: nunca se editou tanto (e no papel) no Brasil como nos últimos cinco anos! Surgiu uma imensidão de novos autores que o público ainda não teve nem tempo de descobrir. E estes autores, estimulados pela boa economia do país, editam cada vez mais, muitos editando mesmo vários livros por ano. Haveria leitores para tantos livros novos? Será que atualmente haveria mais escritores do que leitores?"
 
Abre a Boca, Calabar - Organização: Valdeck Almeida de Jesus
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 1 MB
Formato: PDF
Sinopse:
O concurso literário realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, que resultou no livro “Abre a Boca, Calabar”, em 2009 e 2010 foi idealizado e patrocinado pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. Agora, em 2012, este projeto é apoiado através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A nova publicação, que tem previsão de lançamento para dezembro, reúne os autores que participaram das edições anteriores.
 
Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2011 - Crônicas
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2011
Tamanho: 3 MB
Formato: PDF
Sinopse:
O concurso é realizado desde 2005 e já publicou doze livros com mais de 1000 poetas do mundo todo. Em 2012 os primeiros dez colocados foram: “O Porta-voz dos escravos”, em homenagem a Castro Alves (Ana Claudia de Souza de Oliveira, Curitiba-PR), “A Bahia de um certo Jorge”, falando de Jorge Amado (Zeca São Bernardo, São Bernardo dosCampos-SP), “Gregório na praça do inferno”, sobre Gregório de Matos e outros poetas (Jorge Carrano, Salvador-BA), “Memorial do Inferno”, sobre Valdeck Almeida de Jesus (Luiz Menezes de Miranda, Salvador-BA), “Doador de Flores”, sobre Wagner Américo da Silva (Josué Ramiro Ramalho, Salvador-BA), “Baiano da porra”, homenageando Carlos Vilarinho (Silvia Helena Machuca, Piracicaba-SP), “Bruno Máriston, o FrasistaPoemático”, o próprio título diz tudo (Leandro de Assis, Salvador-BA), “Um companheiro de Baudelaire”, sobre Carlos Alberto Barreto (Carlos Conrado, Aracaju-SE), “Por trás de um grande homem habita um poeta”, fala sobre Rodolfo Pamplona (Carla Elísio dos Santos, Salvador-BA) e “A poesia de Valdeck Almeida de Jesus”, sobre o organizador do concurso (Dhiogo José Caetano, Uruana-GO).
 
Centenário de Jorge Amado (1912-2012) - Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 1 MB
Formato: PDF
Sinopse:
O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus publica textos de autores do mundo inteiro desde 2005. No ano do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, a homenagem foi feita através de um concurso que selecionou redações, crônicas, artigos e poemas sobre a obra e sobre a vida de Jorge Amado. O resultado foi um livro com 64 autores, lançado durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Sobre o organizador do livro, o neto do escritor Jorge Amado escreveu: “Arte e cultura brotam nas terras desta imensa Bahia em todos os seus segmentos. Na literatura, nosso Estado pode se orgulhar de poetas como Valdeck Almeida de Jesus, que fazem da arte da escrita um verdadeiro veículo para transmitir emoções”. Jorge Amado Neto Salvador, agosto de 2012
 
Como Escrever, Publicar e Divulgar um Livro
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 2 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Todo mundo quer ser escritor. Publicar um livro, porém, envolve custos e habilidades específicas que poucas pessoas conhecem. O que vale, mesmo, é acreditar no seu potencial e começar a escrever. Muitos grandes profissionais, de várias áreas do conhecimento tiveram suas obras recusadas por editoras e depois se tornaram artistas renomados por não desistirem. Mas a publicação, em si, já não é mais mistério. Há várias formas de colocar no papel aquele romance, conto, poema ou pensamento. Neste livro você vai aprender técnicas, dicas e o que evitar.
 
Fala Escritor - Junho 2012 - Kátia Borges, Fábio Haendel e Nílson Galvão
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 1 MB
Formato: PDF
Sinopse:
A edição de junho do Fala Escritor teve como convidados especiais Kátia Borges, Nílson Galvão e Fábio Haendel. Na oportunidade, Jorge Carrano lançou "A centaura e a esfinge" e vários poetas declamaram.
 
Fala Escritor - Março 2012
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 404 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Boletim da edição de março de 2012, do Projeto Fala Escritor.
 
Jorge Amado é homenageado pelo TRT Cultural
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 10 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Jorge Amado está sendo homenageado nesta edição por alguns motivos: pelos 100 anos do seu nascimento e por sua vasta literatura que veio enriquecer a cultura baiana. O romancista, ao escrever os encantos do candomblé e da culinária afro-baiana, deu novo sentido a esses valores culturais. Também foi de grande importância sua luta, como deputado federal, eleito em 1946, pela liberdade de culto no Brasil, época que os pais e mães de santos eram perseguidos pela polícia como criminosos. Fonte: TRT Cultural, março de 2012
 
Fala Escritor - Fevereiro 2012
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 433 KB
Formato: PDF
Sinopse:
Afeto foi a palavra-chave do último Fala Escritor (25.02.2012), pois estávamos com saudades dos amigos, do público, da música de Carlos Barros, que veio acompanhado de Zé Livera (violão e baixo), Gabriel Barros (guitarra) e Sebestião Notini (percussão) com canja de Vércia Gonçalves; tínhamos saudades, também, da poesia dos maravilhosos poetas e poetisas da nossa Bahia. E quem nos trouxe essa palavra para o centro do Fala Escritor foi o Movimento Afetuosismo, com Naggai Monteiro, Mônica Santa Isabel e Jasse Almeida. Foi uma edição maravilhosa, o público que foi ver o lançamento do livro “Enseada do Segredo” de Morgana Gazel, pôde, além de honrar a nobre escritora, curtir toda a programação da noite.
 
Fala Escritor - Janeiro 2012
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2012
Tamanho: 339 KB
Formato: PDF
Sinopse:
O Projeto Fala Escritor inicia 2012 com lançamento de livros, recitais poéticos, canjas musicais, bate-papos e confraternização literária...
 
Fala Escritor - Novembro de 2011
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2011
Tamanho: 1 MB
Formato: PDF
Sinopse:
Era início de noite: passavam alguns minutos das dezoitos horas, quando tudo começou. Os anões haviam se recolhido, mas Branca de Neve não se fez de rogada. Nem a bruxa malvada foi capaz de impedi-la: seu objetivo havia de ser alcançado... Metáforas a parte Gal Meirelles apresentou o livro, conversou com o público a respeito do processo de edição e ainda leu sete contos, para alegria de todos...
 
Fala Escritor na Bienal do Livro da Bahia - 2011
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2011
Tamanho: 632 KB
Formato: PDF
Sinopse:
O projeto Fala Escritor participou da 10ª Bienal Internacional do Livro da Bahia, que aconteceu de 28 de outubro a 06 de novembro de 2011, no Centro de Convenções da Bahia. Baixe o arquivo e confira!
 
Fala Escritor - outubro de 2011
Autoria: Valdeck Almeida de Jesus
Ano: 2011
Tamanho: 504 KB
Formato: PDF
Sinopse:
O Fala Escritor de outubro traz Domingos Ailton, lançando livro e palestrando, Carlos Pronzato com livro, Clara Maciel, Gabriel Maciel e Camilla Maciel, "SOLvendo Sentidos" (novo livro de Ivone Alves Sol), a dupla musical Dé Barrense e Cristiano Barrense e muito mais.
Página 4 de 7 1 2 3 4 5 6 7 [«anterior] [próxima»]