Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2015
Tamanho:
418 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Nesses anos todos, o concurso já homenageou Jean Wyllys e Jorge Amado, em edições especiais, além de divulgar artistas plásticos como Nilda Lima, Fábio Haendel, Rosana Griloni, Ed Ribeiro e Richard Calil Bulos com pinturas que ilustraram capa ou contracapa das edições. Em 2010 o projeto foi citado no livro “Plano Nacional do Livro e Leitura: Textos e Histórias – 2006/2010”, organizado por José Castilho Marques Neto, além de fazer parte de um CD que o Ministério da Cultura distribuiu às bibliotecas e entidades ligadas ao livro e à leitura no país. Além destes destaques, o organizador do certame destaca a participação de jovens e adultos, de todas as idades, do Brasil e do exterior: “os depoimentos de poetas e poetisas, em mensagens de agradecimento e de demonstração de felicidade quando são selecionados me estimulam a seguir adiante, apesar dos percalços e da falta de patrocínio”, declara.
 
Poesias ao Vento: Vinte poemas de amor e uma crônica desesperada
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus e Zezé Ifatola Olokemi
Ano:
2015
Tamanho:
4 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Vinte poemas em português e espanhol, mais uma crônica, entremeados por ilustrações do poeta Zezé Ifatola Olukemi. O amor é o fio condutor desta obra. Não planejada, não escrita para ser. Nasceu de dois amores frustrados. O primeiro, quando Valdeck conheceu alguém em uma revista, e fez contatos e namorou através de cartas. A distância entre Jequié-BA (cidade natal do autor) e Uberlândia-MG (da miragem), impediu um encontro ao vivo. E o tempo se encarregou de cortar as conexões. O segundo amor, já nos tempos de internet, conheceu na antiga rede social Orkut, migrou para MSN e depois para Facebook e Whatsapp... Desta vez Valdeck já residia em Salvador-BA, e seu amor também. O incrível é a origem dessa pessoa: Uberlândia-MG. Com intervalo de mais de vinte anos entre os dois encontros, e com pessoas distintas, a chama do amor se reacendeu. E, como no primeiro caso, também não se concretizou ao vivo. As falas, mensagens trocadas e as viagens pelo vento (fiação de internet e vento real), se tornaram em uma obra que lembra o livro do poeta chileno Pablo Neruda, "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada". A semelhança, no entanto, é só no título parecido.
 
Revista Cotoxó - resenha d'O Livro Preto de Ariel e outras publicações
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus e Domingos Ailton e outros
Ano:
2020
Tamanho:
4 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Esta é a primeira edição em formato digital da Revista COTOXÓ. Ao longo destes 12 anos de publicação da versão impressa, a COTOXÓ tem se firmado como importante veículo baiano de conteúdo jornalístico de qualidade e reúne a equipe de articulistas mais diversificada e multidisciplinar de um veículo de comunicação da Bahia. Há tempos que os nossos leitores sugerem uma edição em formato digital para ampliar a produção jornalística do site da COTOXÓ. Chegou o momento! A dificuldade em conseguir uma variedade de patrocínios que possa garantir o pagamento da publicação impressa aliada aos empecilhos da logística em entregar os exemplares em vários estabelecimentos, que estão fechados em decorrência da pandemia, provocaram a necessidade deste projeto editorial eletrônico. Isso não significa que estamos abrindo mão do projeto editorial impresso, uma vez que temos compromisso com nossos assinantes e com o programa de formação de leitores Ler é um prazer. A COTOXÓ digital permite que um maior número de articulistas possam ter oportunidade de escrever seus textos, já que não temos a limitação de espaço do formato impresso. Além disso, simultaneamente leitores de diversas partes do mundo poderão ter acesso ao conteúdo da revista eletrônica.
 
Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2007
Tamanho:
810 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
O livro narra a vida de um brasileiro que nunca parou de lutar por seu lugar ao sol. Valdeck, rapaz pobre, cuja mãe era paralítica e o pai portador de várias enfermidades que o impossibilitavam de trabalhar, nasceu no interior da Bahia. Sua família não tinha casa própria nem renda suficiente para o sustento de um casal pobre com oito filhos. Viveram precariamente em casas de aluguel, sem móveis, sem conforto, sem sequer água encanada e energia elétrica. Lázaro Ramos
 
Citação: A voz e a vez de dizer: batalhas de poesia em comunidades de periferias em Salvador-BA
Autoria:
Danielle Márcia Hachmann de Lacerda da Gama
Ano:
2019
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Dissertação apresentada ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ciências Sociais de Danielle Márcia Hachmann de Lacerda da Gama. Faz citações sobre Valdeck Almeida de Jesus e do blog criado por ele que lista saraus de Salvador.
 
Caminhos da literatura passa pelas Feiras Literárias
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Artigo sobre o movimento de feiras e festas literárias na Bahia e sua importância para a difusão de livros e leituras.
 
Intercâmbio Cultural na rota da poesia colombiana
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Breve relato sobre a experiência de intercâmbio cultural na Experiencia Ecléctica, Centro Cultural na cidade colombiana de San Jacinto, Bolívar, em dezembro de 2019.
 
Salvador > saraus: quilombismos
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus, Carlos Bonfim, Jamile Santana e Rool Cerqueira
Ano:
2019
Tamanho:
809 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Artigo escrito por Carlos Bonfim, Jamile Santana, Rool Cequeira e Valdeck Almeida de Jesus sobre a cena contemporânea de saraus e slams de poesia na cidade do Salvador-BA. Publicado no livro: Literatura e Periferias. Regina Dalcastagnè e Lucía Tennina (organizadoras). Porto Alegre-RS: Zouk Editora, 2019. Páginas 217/238 ISBN 9788580490862
 
Poeta ou Poetisa
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
346 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Entrevista com Luz Marques, Rita Queiroz e Yuna Vitória sobre o uso dos termos Poeta ou Poetisa para designar a mulher que escreve poemas.
 
Um poeta sozinho não faz um sarau - revista Anajustra
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
647 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Um poeta sozinho não faz um sarau - revista Anajustra, edição dezembro de 2019. Ano XII
 
Poéticas Periféricas em Artigo XIII ENANPEGE
Autoria:
A Identificar
Ano:
2019
Tamanho:
594 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Esta pesquisa procura abordar as práticas artísticas no espaço público em Salvador Ba, com intenção de entender como a arte de rua se relaciona com o lugar ao qual estão inseridas e revelam as fragmentações do espaço urbano, além de compreender o co tidiano da cidade e sua significação real e imaginária. Para tanto, a pesquisa concentra se na compilação de ações artísticas realizadas de formas independentes, por diversos artistas que utilizam a cidade para expressar seus talentos, como também forma de sobrevivência. Foram escolhidas intervenções desenvolvidas no Centro Histórico da cidade de Salvador Ba, durante os anos 2018 e 2019.
 
Poéticas Periféricas em Artigo de Hiaro Iuri de Macedo Moraes e Vagner Encarnação dos Santos - UNEB
Autoria:
Hiago Iuri de Macedo Moraes; Vagner Encarnação dos Santos
Ano:
2019
Tamanho:
465 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
IDENTIDADES AFRO-DIASPÓRICAS NAS INTERVENÇÕES CÊNICO-POÉTICO–MUSICAIS NOS ÔNIBUS PÚBLICOS DA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA XIII REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL 22 A 25 DE JULHO DE 2019, PORTO ALEGRE (RS) GRUPO DE TRABALHO:CULTURAS NEGRAS DIASPÓRICAS: SONORO- MUSICORPORALIDADES E POLÍTICAS CULTURAIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
 
Poéticas Periféricas em Dissertação de Edilson Alberto dos Santos - UNEB
Autoria:
Edilson Alberto dos Santos
Ano:
2019
Tamanho:
5 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na área de concentração Linguagens e Letramentos, do Departamento de Ciências Humanas – Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como requisito para obtenção do título de Mestre em Letras. Santo Antônio de Jesus – BA 2019 Orientador: Prof. Dr. João Evangelista do Nascimento Neto
 
Trilhos da Minha Trilha
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2017
Tamanho:
643 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Livro de poemas do escritor Valdeck Almeida de Jesus prefaciado por Geilson dos Reis
 
Artes Plásticas e Jornalismo Cultural - Citação de Valdeck Almeida de Jesus
Autoria:
Rossetti e Micaela Lüdke
Ano:
2015
Tamanho:
3 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Dissertação apresentada como requisito para a obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rossetti, Micaela Lüdke Artes plásticas e jornalismo cultural, reflexos da pós-modernidade: Ilustríssima, Revista Cult e Digestivo Cultural [manuscrito] / Micaela Lüdke Rossetti. – 2015.
 
A potência da literatura na periferia
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
639 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, de outubro de 2019, sobre os saraus de Salvador.
 
Comunicação Comunitária em Plataforma - Salvador-BA
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus e Edna Ferreira e outros
Ano:
2008
Tamanho:
6 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Trabalho da disciplina Comunicação Comunitária, no bairro Plataforma, em Salvador-BA.
 
Culturas negras diaspóricas: sonoridades musicorporalidades e políticas...
Autoria:
Hiago Iuri de Macedo Moraes; Vagner Encarnação dos Santos
Ano:
2019
Tamanho:
288 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Culturas negras diaspóricas: sonoridades musicorporalidades e políticas culturais nos espaços públicos. Artigo/ensaio de Hiago Iuri de Macedo Moraes e Vagner Encarnação dos Santos (Universidade do Estado da Bahia - UNEB) para a XIII reunião de antropologia do Mercosul, de 22 a 25 de julho de 2019, em Porto Alegre-RS
 
Os Pretos Brilhantes
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus
Ano:
2019
Tamanho:
736 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Conto criado na oficina do escritor Mayrant Gallo, publicado na Revista Òmnira Ano 15, número 15, páginas 3 e 4, 2019
 
Brasil e África: laços poéticos
Autoria:
Valdeck Almeida de Jesus, Dye Kassembe, Walter Santos e Eduardo Quive
Ano:
2013
Tamanho:
694 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Entre a poetisa Dye Kassembe e os poetas Eduardo Quive, Walter S e Valdeck Almeida de Jesus há algo que os distingue em termos de estilo e temáticas adotadas. No entanto, muito os une os termos de paixão por aquilo que fazem. Esse sentimento perpassa, de forma transversal, todo o conjunto de textos aqui reunidos.
Página 1 de 7
1 2 3 4 5 6 7