Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Poesia: Aeronáutica lança concurso

Em Comemoração ao 61º Aniversário da EAOAR


MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA AERONÁUTICA

4º CONCURSO DE POESIA  
em Comemoração ao 61º Aniversário da EAOAR

EDITAL         Sediada no Campo dos Afonsos, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) é uma tradicional instituição de ensino da Força Aérea Brasileira. Sua finalidade é aperfeiçoar oficiais, cuja missão nobre é defender nosso país, profissional e culturalmente, para o exercício de funções gerenciais e de assessoramento, nas áreas administrativa e operacional, inerentes aos postos de Capitão e de Major, habilitando-os, ainda, à ocupação de cargos de comando e chefia nesses níveis.

      Conhecida também como “Casarão do Saber”, a EAOAR estará comemorando seu 61º aniversário no dia 1º de setembro de 2008. Assim, a fim de celebrar esta data tão importante para a Força Aérea Brasileira, será realizado um concurso de poesia com o tema: “DE ICARO AO ESPAÇO: A FAB E O SONHO DE VOAR”.

      Dessa forma, o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) leva a efeito, no ano de 2008, o 4º Concurso de Poesia EAOAR em Comemoração a seu 61º Aniversário. 

:: EDITAL :: Faça sua inscrição :: Fale Conosco :: Folha para redigir a poesia
 

                                          
 
Art.  1º - Objetivos  

 
I- Homenagear a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, no seu 61º aniversário.
 

II- Promover a criatividade no campo da poesia. 

III - Incentivar o aparecimento de novos valores artísticos. 

Art. 2º - Tema  

I - O candidato deverá desenvolver uma poesia sobre o tema: “DE ICARO AO ESPAÇO: A FAB E O SONHO DE VOAR”. 

II –  A poesia deverá ter um título. 
 

Art. 3º - Modalidade 

I – Poesia Modernista. 

II - A modalidade Poesia Modernista contempla qualquer versão inédita, de tema livre, com o limite de até 30 linhas digitadas, fonte Arial, tamanho 12 e impressa em formato A4 em três (3) vias.  

Art. 4° Das regras.

 

I - Os trabalhos concorrentes, obrigatoriamente em língua portuguesa, deverão manter-se inéditos até a finalização de todas as etapas deste concurso.

 
II – As inscrições e a entrega das poesias poderão ser feitas da seguinte forma: 

a) A  inscrição poderá ser feita na portaria da Universidade da  Força  Aérea (UNIFA), das 13h às 16h, ou através dos correios com o seguinte endereçamento: CONCURSO DE POESIA – ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA AERONÁUTICA (A/C da Comunicação Social) à Av. Marechal Fontenelle, nº 1.200 – Campo dos Afonsos – CEP: 21740-000 – Rio de Janeiro - RJ. O candidato deverá entregar 3 cópias da poesia dentro de um envelope e incluir  uma ficha de identificação com os seguintes elementos: nome, idade, nacionalidade, naturalidade, endereço, telefone, e-mail.

A data limite para a entrega da poesia será até às 16h do dia 22 de agosto de 2008. Para efeito de participação, será considerada a data de postagem ou de protocolo na UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA. Qualquer data posterior a essa, desclassificará automaticamente a poesia. 

b) O(a) candidato (a) que optar pela internet deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (http://www.unifa.aer.mil.br/eaoar/index.htm), link 61 anos  da EAOAR, e enviá-lo por e-mail até as 23h59min do dia 20 de agosto de 2008 para o endereço eao_aer@yahoo.com.br

As inscrições que forem enviadas após 23:59 h do dia 20 de agosto de 2008 NÃO    serão aceitas. Portanto, não deixe para realizar a sua inscrição nos últimos instantes. 

III - Após o envio do formulário de inscrição para o e-mail citado no item 5, o(a) participante receberá uma resposta, no prazo máximo de  02 (dois) dias úteis, com o seu código de participação, o qual passará a ser o seu identificador para quaisquer contatos em todas as fases até o fim do Concurso.

IV - Em caso de não receber o código identificador dentro do prazo estipulado no item III, favor entrar em contato com a seção de Comunicação Social da EAOAR através dos números (21) 2157-2645/2157-2942.

V-  Na folha da poesia, o(a) concorrente deverá colocar somente o código de identificação atribuído no ato da inscrição. 

Art. 5º- Do público alvo 

I - Para participar do Concurso, o (a) candidato (a) deverá residir na Cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. 

Art. 6º- Júri

 
I - Os prêmios serão atribuídos por um júri de seleção que avaliará todas as  poesias concorrentes.

 
II- A comissão julgadora será composta por professores e oficiais da  EAOAR.
 

III- A atribuição dos prêmios será decidida por maioria de votos, reservando - se ao júri o direito de não atribuir prêmio se a qualidade das composições assim o justificar.  
 
Art. 7° - Dos critérios
 

I- No julgamento serão considerados: criatividade, originalidade com que o tema for tratado, correção da linguagem e beleza das imagens poéticas.  

Art. 8º - Da premiação 

I - Serão distribuídos prêmios aos três primeiros colocados:

            a) 1º colocado: 1 câmera fotográfica digital;

            b) 2º colocado: 1 MP4;

            c) 3º colocado: 1 MP3. 

II - Todos os participantes receberão diploma de participação.

 

Art. 9° - Das datas e prazos 
 

I- Período de Inscrição: 28 de julho a 20 de agosto de 2008. 

II- Período de entrega: 28 de julho até 22 de agosto de 2008. 

III- Resultado das poesias vencedoras e divulgação do horário da solenidade de premiação: 25 de agosto de 2008. 

IV- Solenidade de premiação com a divulgação dos candidatos vencedores: 27 de agosto de 2008.  
 

Art. 10º - Considerações Finais 
 
I- Em caso de não comparecer para o recebimento do prêmio, este será entregue ao candidato que estiver na colocação subseqüente;

 
II- Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste Edital serão resolvidas pelo Júri, que, para questões não relacionadas ao conteúdo ou à forma dos trabalhos concorrentes, submeterá o caso ao Comandante da EAOAR.
 

III- Uma vez enviados os trabalhos, considera-se que os concorrentes conhecem e aceitam as cláusulas do presente Edital. 

IV - Não haverá devolução de originais. 

V - Deverão ser observados os seguintes trajes, ao transitar em áreas militares:

Homens: calça comprida, camisa de manga e sapato fechado; e Mulheres: calça ou saia midi (até o joelho) e sandália ou sapato.  

VI- Todos os elementos de identificação dos candidatos serão mantidos sigilosos até a decisão do júri.

 
VII -
Para maiores informações ou esclarecimentos, entre em contato conosco através do e-mail eao_aer@yahoo.com.br ou pelo telefone (21) 2157-2645, 2157-2644 ou 2157-2942. 
 
 

 

                                                           EDUARDO JOSÉ DITTRICH   Cel Av  

Comandante da EAOAR 

     “Aperfeiçoar:

        Tradição,

        do nosso Casarão” 
 

Comandante da EAOAR

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 01/08/2008
Alterado em 04/08/2008


Comentários