Quem tem saudade de poesias, de papo-cabeça e de uma literatura que atrai jovens e adultos, deve comparecer ao espaço nobre da 27ª Feira do Livro de Brasília. Trata-se do Café Literário, na entrada principal do Pátio Brasil.
Momento com recital poético, música inclusiva e Canal E da Secretaria de Educação gravando Dica de Leitura para um programa educativo. Três textos da escritora (Poema e crônicas), lançados na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, serão apresentados aos leitores brasilienses.
O primeiro, intitulado "Brasília, capital das leituras", publicado na Antologia Poética Valdeck de Almeida de Jesus, da Bahia, é o resultado de um concurso que o autor realiza a cada ano, revelando novos talentos na poesia. O texto poético fala de vários projetos literários de sucesso no Distrito Federal, mostrando que Brasília tem muitas leituras. A apresentação acontecerá na manhã do dia 03/09, no II Fórum Brasília, capital das leituras...
O segundo texto refere-se a uma crônica intitulada "Uma cidade... exemplo de inclusão social", publicada na Antologia Elo de Palavras, da Editora Scortecci. Fala de Taguatinga, que tem a única biblioteca pública em Braille, que tem sido exemplo no mundo. A crônica surgiu de um relatório/participação no Fórum Social Mundial e, a partir daí, começou uma mega-oficina de 220 dias que culminará no dia 04/09, das 10 às 13 horas, na I Bienal Internacional de Poesia de Brasília. Acontecerá, ainda, a oficina de coroamento - Viva a Poesia com os Autores em Braille.
O terceiro texto é a crônica "É hora de desacelerar", publicada na Antologia Arti-manhas/RJ. É resultado de uma longa estadia no melhor hospital – referência no mundo, onde um livro artesanal foi feito. O título é a frase de um enfermeiro e isto casou muito bem com "É hora de acordar, de ler”. Muita coisa produtiva acontece, mesmo quando há sérias limitações físicas. “Deus supre com novas metas e isto foi concretizado em 33 anos de educação/cultura no ano de 2007”, desabafa a autora/voluntária. Na aquisição de uma das obras acima, o leitor recebe de brinde o livro de Dinorá – Revolucionando Bibliotecas...
Contatos com Dinorá Cançado: dinoracouto@gmail.com