David Barreto, Flora Lee, Ilda Loureiro, Neusa Colares, Thaís Padloskis, Ângela Veiga, Terezinha Lima, Márcia Magno e Juarez Paraíso, este de Salvador, expõem na Câmara de Vereadores de Salvador a partir de 11 de novembro.
Numa cidade em que a arte e a cultura ficaram por muitos anos relegados a segundo plano, e onde artistas da casa não recebem estímulo para trabalhar, parece que agora o olhar é outro. Em meio ao caos urbano, vislumbram projetos que valorizam nomes como David Barreto, estudante de Bellas Artes da UFBA e professor de desenho em escolas particulares e ONGs. Juntamente com Barreto, estão artistas dos mais variados traços e cores, escultores, músicos e poetas. A União dos Artistas de Lauro de Freitas, Unialf, entidade que tem pouco mais de um ano de fundada, dirigida pelo promoter Carlos Ventura, sobrevive e dá vida aos olhos e ouvidos apurados da Bahia.
Arte se respira, música se ‘vê’, escultura se degusta. Não há limites para o talento e para a criatividade. Que assim o diga Juarez Paraíso, já consagrado, que está ao lado dos mais recentes expoentes da cultura baiana. O espaço é agradabilíssimo, com uma vista esplendorosa para a Baía de Todos os Santos e para a Cidade Baixa. Infelizmente, alguns casarões abandonados e prédios em ruínas no Comércio tiram um pouco do bucolismo do lugar, mas não macula o ar que circula no salão nobre da Câmara Municipal.
Vereadores que se vão, outros que chegam para ocuparem posições de destaque e de muita responsabilidade: está na hora de a cidade do Salvador acordar e promover eventos como este da Unialf. Parcerias entre as secretarias de cultura dos municípios e o governo do estado são bem vindas... Arte fica para os artistas, mas apoio institucional sempre é bem vindo, e os nossos representantes podem e devem envidar esforços para tornar realidade uma cidade mais harmônica, mais solidária, mais repleta de arte por todos os cantos...
Afinal, serão mais quatro anos de poder. Deixemos as diferenças pessoais e partidárias, e vamos trabalhar em conjunto para rejuvenescer Salvador que, em matéria de arte e cultura, pode aprender muito com a vizinha Lauro de Freitas e com os artistas da Unialf.
Fotos no Orkut