O escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus prepara uma festa para a 9ª Bienal do Livro da Bahia, que se realizará de 17 a 26 de abril de 2009, no Centro de Convenções da Bahia.
Valdeck Almeida expõe pela terceira vez bienal em Salvador e já participou, também da Bienal de São Paulo, em 2008. O escritor fez lançamentos em Aracaju e cidades do interior como Ilhéus, Jequié e Feira de Santana. Almeida já lançou dois livros nos Estados Unidos e planeja uma edição em espanhol do seu livro "Memorial do Inferno", ainda em 2009.
Prêmio Literário Almeida escreve desde criança e conhece, de perto, as dificuldades de se publicar livros no Brasil, devido aos altos custos editoriais. “A falta de interesse de editoras em investir em autores novos também é um grande problema”, assegura o escritor. Em apoio aos poetas iniciantes, Valdeck criou um prêmio literário que leva seu nome e que lança um livro com cerca de 100 poetas todos os anos.
Já na quarta edição, o prêmio literário é referência no site do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, e é a única porta de entrada gratuita para poetas, inclusive de Portugal, Moçambique, Angola, Espanha, Venezuela e está aberto a escritores de língua portuguesa do mundo inteiro.
A Bienal Com expectativa de 280 mil visitantes, sendo 75 mil estudantes e 385 expositores, a Bienal da Bahia é esperada por escritores, livreiros, imprensa e a população de um modo geral. Será a oportunidade de muita gente ter contato com livros, cordelistas, poetas, cantadores e com o universo editorial baiano e do país.
A grande surpresa para a 9ª Bienal do Livro da Bahia de 2009 Valdeck revela: "livros grátis serão distribuídos todos os dias, no estande Valdeck Jesus”.