Editora Fundação Perseu Abramo lança “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”
A obra contextualiza a vida militante de Renée de Carvalho e acontece dia 9 de julho em Salvador, no Palácio da Aclamação, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, que retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronto à ditadura, bem como em sua participação na fundação do PT, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas.
Além da própria Renée, o evento contará com a presença do Presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Canelas Rubim, a Secretária de Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, além de Raul de Carvalho, filho de Renée e Apolônio, da professora e autora Yara Falcón e de Antonia Garcia, do Setorial de Mulheres do PT.
Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, membro ativo da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Tempos depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.
Sempre à frente com sua visão analítica acerca do mundo, Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Fosse à Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chega ao país, Renée mantivera firme sua análise crítica – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).
Lula corrobora a importância histórica e social da obra, em seu prefácio. “A narrativa sobre sua vida se converte, aqui, numa peça muito preciosa de formação política, resgate histórico, educação para a cidadania. Vale também como profunda reflexão sobre as dificuldades femininas na luta política, neste momento em que o país possui, pela primeira vez, uma mulher conduzindo os destinos da República. A vida de Renée é uma empolgante história de coragem. Muito mais que isso: é a história de outra mulher vencedora.”
Leitura imprescindível para os que se interessam pela história recente do país, o livro vai além do simples conceito de obra biográfica, e marca efetivamente a militância de toda uma geração – e, em principal, de uma geração feminina. Renée, aqui, simboliza todas as mulheres que bravamente buscaram a luz em meio à sombra opressora.
“Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, produzido sob a organização de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro, teve seu lançamento oficial durante o ato político comemorativo aos 32 anos de existência do PT, bem como aos 100 anos de Apolônio de Carvalho, no dia 10 de fevereiro. A celebração aconteceu em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21. Agora, no dia 9 de julho, o livro será recebido em Salvador no Palácio da Aclamação, às 19 horas. O lançamento em Salvador conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
SERVIÇO
Lançamento do livro Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS
Realização: Editora Fundação Perseu Abramo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Data: 09 de julho de 2012, às 19hs
Preço sugerido: R$ 45,00
Local: Palácio da Aclamação – Av. Sete de Setembro, 1330 – Bairro Campo Grande - Salvador-BA
Tel: (71) 3117-6150
Informações: (11) 5571-4299 Ramal 143
Editora Fundação Perseu Abramo: Fundada em 1997 a partir da decisão da Fundação Perseu Abramo, a Editora cumpre seu papel no desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões. Com mais de 180 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloysio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chaui, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Walnice Nogueira Galvão, Paul Singer, Sérgio Buarque de Holanda, Francisco de Oliveira, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros.