Minhas viagens pelo metrô de Sampa
Moro em Salvador e tenho irmãos em São Paulo. Todo final de ano eu passo vinte dias na capital paulista, sem contar uma ou mais viagens que faço para esta cidade.
O metrô é meu amigo do peito. Circular por Sampa de ônibus ou de carro tem sido uma dificuldade mesmo para nativos. Imagine para um nordestino 'cabra da peste' não acostumado com o trânsito!
Passeio de norte a sul, de leste a oeste, pego trem, metrô e ônibus... já viajei da capital da Bahia para São Paulo, de carro, por duas vezes, desde 1993, ano de minha primeira visita... Mas, metrô, sem sombra de dúvida, é uma mão na roda, quebra o galho de todo mundo.
A cidade dos paulistas é impensável sem o metrô... Lindo, ágil, barato e, principalmente, seguro. Conheço o metrô de Nova York e o de Madri. Sem dúvida, o de São Paulo é o mais limpo.
A última vez que utilizei a malha metroviária foi quando saí do Largo Treze até a Zona Norte, pagando apenas uma tarifa. Peguei o mapa na internet e segui as orientações. Pelo horário e distância, se eu utilizasse outro meio de transporte não chegaria a tempo ao lançamento do livro "Universo Paulistano", uma coletânea de contos do qual eu faço parte.
Vida longa ao metrô, que o governo do estado invista sempre mais e mais, como vem fazendo ao longo dos últimos anos, para que a população inteira possa desfrutar da cidade, possa ir e vir do trabalho, do lazer, das compras, do médico etc com rapidez e eficiência...
Espero morar em São Paulo, no futuro. Vou escolher uma residência ao lado de uma estação de metrô, para que eu possa ter acesso a qualquer ponto da cidade via subterrânea. E vou realizar este sonho, tenho certeza. Aí, não escreverei mais um conto, mas um livro sobre minha nova terra natal e gritarei a todos os paulistas: tenham orgulho de serem dessa cidade e cuidem bem do maior bem que a cidade possui: a malha metroviária, que se expande e cresce junto com São Paulo. Vocês, paulistas e paulistanos, estão interligados, estão umbilicalmente interligados pelas vias arteriais do metrô...
Viva Sampa, vida o transporte do futuro, vida o metrô! Pra sempre!
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 13/11/2009