Jean Wyllys é canditado a Deputado Federal pelo Rio de JaneiroO assumido escritor e jornalista Jean Wyllys, 35 anos, disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo mês de outubro. Ele será candidato a deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro.
“Escolhi o PSOL porque, dos partidos de esquerda (se é que ainda se pode falar em esquerda política) disponíveis no Rio de Janeiro, onde moro há cinco anos, o PSOL era e é o que mais me identifico, pela coerência ideológica e ética na política”, explica Jean Wyllys em entrevista à revista G Magazine que está nas bancas.
O jornalista confessa ter recusado a princípio o convite da presidente do partido Heloísa Helena, mas após refletir bastante resolveu aceitar. “Não vou passar a vida reclamando dos políticos falsos. Preciso fazer algo mais do que votar em quem acredito: preciso tentar ampliar o leque de políticos honestos, inteligentes e comprometidos de verdade com o povo”, justifica.
Ao definir sua plataforma política, Jean afirma que, se eleito, irá legislar “em defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais, portanto, em defesa da ampliação da cidadania a mais pessoas, o que inclui tanto a defesa dos direitos das minorias vulneráveis desse país quanto a defesa dos direitos da maioria pobre à alimentação, saúde e educação de qualidade”.
“Legislar em defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais é também legislar em defesa da comunidade LGBT; é também defender projetos de leis como o que torna crimes atos homofóbicos e o que legaliza a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo e propor outros tantos que ampliem a cidadania de gays, lésbicas, travestis, transexuais, transgêneros e outras identidades sexuais estigmatizadas e oprimidas”, complementa Jean.
Na entrevista para a G Magazine, o jornalista, que venceu a quinta edição do Big Brother Brasil, também reflete sobre a última edição do reality show global e a polêmica que envolveu o vencedor do programa Marcelo Dourado e a comunidade LGBT.
Fonte:
Site GMagazine