Valdeck Almeida de Jesus, jornalista e poeta baiano, está na lista com um poema
Como levar a poesia diariamente aos lares dos blumenauenses, de modo simpático, constante e a custo quase zero? Em dezembro de 1997 a Fundação Cultural de Blumenau (FCB) lançou o projeto piloto Pão & Poesia, passando a imprimir versos em cartuchos pardos de pão, em parceria com três panificadoras da cidade. A proposta inicial foi aprovada pela comunidade e ganhou apoio e incentivo de entidades parceiras, possibilitando, de 1998 até hoje, a impressão de mais de um milhão e meio de cartuchos e panfletos poéticos.
Valdeck Almeida de Jesus, poeta jequieense, está entre os selecionados pelo projeto. O texto "Abandonado" está agora circulando nos saquinhos de pão de Blumenau, matando a fome de poesia de quem for a uma das padarias da cidade. Valdeck é um visionário da arte poética. Seus textos são simples, diretos, populares. Avesso à ideia de sacralizar o escritor, ele se aproxima do povão, com uma linguagem que fala das necessidades, das agruras do dia a dia, da realidade cotidiana. "A poesia é, além de uma catarse, para me purificar de todos os problemas da vida, uma forma de me comunicar com o povo. Afinal, também sou povo e preciso trocar impressões, conhecer e ser conhecido por quem está perto de mim", afirma Valdeck Almeida.
Em 2002 a Editora Cultura em Movimento publicou o livro Pão & Poesia – álbum de poemas, obra que recupera textos originais impressos gratuitamente pela Gráfica da FCB em cartuchos de pão, no período de dezembro de 1997 a junho de 2002. São poemas da produção literária universal, nacional e local, identificados com o seu tempo e seu universo.
O projeto é simples: a padaria fornece os saquinhos, a FCB imprime gratuitamente o poema pré-selecionado na embalagem e devolve ao panificador. O pão quentinho é embalado e o consumidor leva a poesia para casa como "brinde". O projeto conta com o apoio do Núcleo de Panificadores da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib).
O projeto Pão & Poesia da Fundação Cultural de Blumenau está sendo ampliado para todo o Estado, com um maior número de sacos de pão impressos. Em setembro, foram distribuídos 30 mil poemas em Blumenau, Gaspar, Timbó, Pomerode e Indaial. Já em outubro o Pão & Poesia passou para uma tiragem de 120 mil poemas/mês, graças a uma parceria com a Incorpel, de Palhoça. Isso possibilitou levar o projeto também para as cidades de Criciúma, Orleans, Rio do Sul, Lages e Florianópolis. Para o próximo ano a Fundação Cultural pretende expandir o Pão & Poesia para outras cidades.
Poetas de Blumenau que quiserem participar podem enviar seus poemas para a Fundação Cultural. A meta é divulgar suas obras, provocar o hábito da leitura e o gosto pela poesia, principalmente às pessoas não familiarizadas com os versos e impossibilitadas de adquirir livros de poemas. Uma comissão vai selecionar os textos. Os interessados podem encaminhar suas poesias (com a devida autorização de publicação) para a Fundação Cultural de Blumenau – Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura: Alameda Duque de Caxias, nº 64 ou para o e-mail editora@fcblu.com.br
Fonte: Blumenau Oficial
Baixe o arquivo completo neste link: Pão com Poesia
Fundação Cultural de Blumenau - Rua XV de Novembro, 161 - Centro - CEP 89010-001 - Blumenau - SC - Brasil |