Literatura Prostituída
Por: Leandro de Assis
Demorou um pouco, mas aqui estou novamente falando sobre literatura, mas não irei falar de livros ou de cenários e sim de blog’s que se dizem literários e alguns até levam no título a palavra literatura. Mas infelizmente para o leitor que busca informações sobre obras, às vezes até mesmo do próprio autor do blog se depara com uma miscelânea de assuntos desinteressantes para quem entrou ali para ler um bom texto, tem blog’s que se dizem literários que escrevem até sobre declarações de Ivete Sangalo sobre o próprio pum ou cuspe, pasmem.
Esses blog’s não tem critério algum, a não ser ganhar seguidores e para isso todo assunto do momento vira postagem, provavelmente as postagens desta semana serão sobre Chorão e Hugo Chaves e as postagens de semanas anteriores Carnaval, Papa e não duvide encontrar paredões do Big Brother Brasil. Talvez para alguns esses assuntos podem e devem ser temas de um blog sobre literatura, mas para mim, esses são assuntos que já leio nos principais jornais da Bahia e nos sites dos principais do país, será mesmo interessante depois de ler as notícias entrar num blog de literatura para ler as mesmas coisas e de forma chula?
Será mesmo interessante falar de tudo e de todos apenas para garantir ser seguido pelos fãs de Ivete Sangalo que gostaram de uma postagem, pelos que não gostam do Papa ou algum pastor controverso e por aqueles que se interessa por qualquer besteira dita ou feita no BBB? Talvez sim, para quem não se importe com o nível dos comentários e das discussões em seu blog e com isso, a cada dia, apesar de seguidor, muitos leitores deixem de abrir os tais blog’s por terem perdido o interesse que tiveram quando o descobriram numa ótima postagem sobre literatura.
Em nosso país tem uma multidão de novos e bons autores sem espaço na TV, nas rádios, nos principais sites literários, nas Bienais do Livro, nas livrarias, nos jornais e revistas e são descobertos pelo público através dos blog’s, os próprios e também de outras pessoas que escrevem sobre literatura. É uma pena que até nos blog’s eles estão tendo que disputar espaço com o pum e o cuspe de Ivete Sangalo, quem duvida espera a cantora baiana falar alguma besteira numa entrevista e corre para os blog’s que se anunciam literários ou aguarda a condenação do goleiro Bruno que será o tema dos próximos dias.
* Leandro de Assis é poeta, escritor, historiador, bombeiro militar e idealizador do Fala Escritor, projeto que reúne autores independentes desde 2009 para debater literatura, recital e lançamentos de livros.