Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Suíça recebe Sarau da Onça, Grupo Ágape, UBESC e Galinha Pulando no Salão do Livro
 
Representados por Valdeck Almeida de Jesus, diretor da União Baiana de Escritores e um dos coordenadores do Projeto Fala Escritor, poetas e coletivos soteropolitanos tiveram presença marcante na Suíça. A união faz a força e todos ganham quando estão de mãos dadas.

A periferia de Salvador invade a Suíça, pela porta da frente. Os coletivos Sarau da Onça e Grupo Ágape, do bairro Sussuarana, em Salvador-BA, são os parceiros da Editora Galinha Pulando e participaram do 29º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra (Suíça), que aconteceu entre 29 de abril e 03 de maio de 2015, no Palexpo, em Genebra. Durante o maior evento literário do país, brasileiros de todas as origens se encontraram no estande Varal do Brasil, dirigido por Jacqueline Aisenman.

A editora Galinha Pulando vai lançou dois livros ilustrados pelo grafiteiro Zezé Olukemi: “A poesia cria asas”, do Grupo Ágape, com poemas de amor, de protesto e de desabafos de Maiara Silva, Mateus Silva, Joyce Melo, Sandro Sussuarana, Lane Silva, Evanilson Alves, Gleise Souza, Laiara Mainá, Larissa Oliveira, William Silva e Carol Xavier; e “Poesias ao Vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada”, de Valdeck Almeida de Jesus, em português e espanhol, com tradução de Gladys Mendía e revisão de Julio César Bustos. O terceiro lançamento foi a edição 2014 do “Prêmio Galinha Pulando de Literatura”, com capa de Fábio Haendel e contracapa de Rosana Griloni, e contém poemas de Carol Xavier, Patrick Lima, Varenka de Fátima Araújo, Osmar de Jesus, Galdy Galdino, Ndje Man Dieudonné François e outros.

O Prêmio Galinha Pulando completa dez anos e já lançou mais de 1600 poetas pelo mundo todo. O Grupo Ágape é formado por jovens com objetivo de levar poesia e arte a alunos de escolas públicas e outros espaços. Faz parte das atividades do Sarau da Onça, que tem participação do estudante de Serviço Social Sandro Ribeiro dos Santos (Sandro Sussuarana) dentro outros, e atua em Sussuarana nas dependências do Espaço CENPAH – Centro de Pastoral Afro, pertencente à Paróquia São Daniel Comboni, em Salvador-BA. A cada quinze dias são realizados saraus, apresentações musicais, leituras poéticas e canjas de hip hop e outras atividades culturais.

O Varal do Brasil é um projeto brasileiro e suíço, comandado por Jacqueline, brasileira de nascença e suíça por raízes de família. Inicialmente uma revista eletrônica, que continua funcionando, agora virou também livro e estande na maior feira literária da Suíça. Desde 2012 o grande banquete literário é servido entre autores de várias partes do mundo, fortalecendo o intercâmbio e a língua portuguesa. Em 2015 o trabalho se superou, com a presença vip de Marcelino Freire, Ronaldo Correia de Castro e Cíntia Moscovich, além de dezenas de outros autores como Jania Sousa, Marcus Assumpção, Cauê Borges, Marcelo Madeira, Edna Barbosa de Souza, Dulce Rodrigues, Roselis Batistar, Ana Casanova Pinto, Grecianny Carvalho Cordeiro, Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, Marco Miranda, Lúcia Amélia Brulhardt, lançamento do Varal Antológico 5, exposição de quadros de Richard Calil Bulos, e muito mais, sob o apoio fotográfico de Paulo Aisenman. O poeta Valdeck Almeida de Jesus ficou hospedado na casa da amiga Ignez Agra e passou tardes agradáveis na casa de Mary Barreto e seu esposo Marcos, em Genebra; visitou a vernissage de Nilda Lima em Berna e aproveitou o melhor da Suíça em termos de queijos e vinhos. Na mala, para intercâmbio, o livro "Anjo sem asas", de Jorge Baptista Carrano e "Cabaré", de Luiz Menezes de Miranda, poetas do Fala Escritor, além da revista Òmnira, que foi distribuída a escritores de vários países. A camisa, da Galinha Pulando e do Sarau da Onça, pois sozinho ninguém faz nada... E para coroar essa turnê internacional, a revista Cotoxó, editada pelo jornalista e escritor Domingos Ailton, publica uma matéria sobre essa turma de artistas da palavra na edição de maio.

Fotos do Salão do Livro podem ser acessadas no perfil de Valdeck Almeida de Jesus no Facebook. Clique aqui. www.facebook.com/valdeck2007
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 05/05/2015
Alterado em 05/05/2015


Comentários