V ENEB – Encontro de Escritores Baianos 2015
O encontro tem participação da Galinha Pulando e faz homenagem ao escritor e quadrinista Antonio Cedraz.
A União Baiana de Escritores (UBESC) promove a 5ª edição do Encontro de Escritores Baianos (ENEB) e homenageia o escritor e quadrinista baiano, Antônio Luiz Ramos Cedraz (1945-2014), criador da Turma do Xaxado. O encontro acontece nos dias 09 e 10 de outubro de 2015, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, na Rua General Labatut, s/nº, Barris, Salvador-BA. O site e Editora Galinha Pulando são parceiros e apoiadores e lançam os livros “Poesias ao Vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada”, de Valdeck Almeida de Jesus, “A poesia cria asas”, do Grupo Ágape (ambos ilustrados por Zezé Olukemi), além do “Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015”, com capa ilustrada por Ed Ribeiro.
O evento conta com programação diversificada com palestras, bate-papos, mesas-redondas, homenagens, saraus, espetáculos de dança e circense, lançamentos de livros nacionais e internacionais, além da feira de livros da Fundação Pedro Calmon (FPC) com sessão de autógrafos, bate-papo com escritores, intercâmbio, leitura de livros, exposição, venda, troca e distribuição de publicações. Com curadoria do jornalista e editor Roberto Leal o evento promove também o Momento do Livro Infantil, com contação de história e lançamento de livros infantis; e entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao poeta popular e agitador cultural, Luar Aidner Mendez Neves, conhecido como “Luar do Conselheiro”.
PROGRAMAÇÃO
09/10/2015 (sexta-feira).
10:00 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Secretária da UBESC - União Baiana de Escritores Palmira Heine (Mestre de Cerimônia), Mesa com Roberto Leal (Presidente da União Baiana de Escritores - UBESC), Zulu Araujo, Presidente da Fundação Pedro Calmon e a Diretora da Biblioteca Pública do Estado, Srª Ivana Lins.
10:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"O conceito de transmídia na criação literária", com a escritora, atriz, filósofa, produtora e gestora cultural Maria Prado de Oliveira, autora do livro de contos “Urbanos, humanos, estranhos...”, e o poeta, jornalista e antropólogo Marlon Marcos, com mediação do jornalista Carlos Yeshua.
10:30 hs: Espaço Quadrilátero – Térreo.
Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon (nos dias 9 e 10), com bate papo com escritores, sessão de autógrafos, intercâmbio, venda, troca e distribuição de publicações, leitura de livros, venda e exposição de livros, além de intercâmbio entre escritores. Com a participação das Editoras Baianas e de vários livreiros. “Com a participação do escritor mirim Ítalo Vasconcelos, autor dos livros: “Memórias de Luck e outras histórias” e ”A Estrela Cadente” (Ed. Vento Leste).
14:00 hs: Auditório Kátia Matoso – 3º andar.
Mesa de Literatura Contemporânea de hoje:
“Quais as solucionáticas para vencer as problemáticas de uma carreira de autor contemporâneo?”, com o Diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, poeta João Vanderley de Moraes Filho, com o presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal, o presidente do CEPA-Círculo de Estudo Pensamento e Ação, o professor e editor Germano Machado e a bibliotecária e escritora Vanda Cunha.
16:30 hs. Auditório Kátia Matoso – 3º andar/Abertura.
Chamando Palestra de Bate-papo.
"Impactos da Literatura baiana nos intercâmbios internacionais”.
Com a escritora Clarissa Macedo, a representante da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, Karina Rabinovitz e o poeta angolano Josué Ananias Sudi, mediado pelo jornalista e editor Roberto Leal.
18:00 hs. Espaço Quadrilátero – Térreo.
Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao poeta e agitador cultural Luar Aidner Mendez Neves, o conhecido “Luar do Conselheiro”, pelo conjunto da sua obra artística e cultural, o primeiro a receber a honraria por indicação pública popular.
18: 00 hs. Lançamentos nacionais:
"Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia", organizado pelo jornalista e escritor Carlos Yeshua; “Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015” (vários autores, dentre eles Bruno Cupertino, Fabiana Lima, Rilton Santos, Dom Romático, Ronald Castro, Adalmi Chabi, Milica San, Adriele Reis de Oliveira, Camila Ceuta, Adriana Quezado e Indemar Nascimento); “Poesias ao Vento: Vinte Poemas de Amor e Uma Crônica Desesperada", do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus; e “A poesia Cria Asas”, coletânea com autores do Grupo Ágape, que também se apresentará com o seu tradicional recital do “Sarau da Onça”; O livro do cordelista brumadense José Walter Pires, “A Saga de Anésia Cauaçú”, que conta a história da primeira cangaceira brasileira; "Antonio Burokô", do escritor Domingos Ailton; "Jandaia & outros poemas", de Milton Almeida.
19:00 hs. Dança: Grupo Neriah
Com o espetáculo “Iluminando vidas in África”.
Jovens da Igreja Batista Nacional Monte Calvário
homenageiam aos 40 Anos de Independência de Angola.
19:20 hs. Lançamentos Internacionais:
Estarão lançando suas obras os poetas angolanos Josué Ananias Sudi com o livro de poesias “No Silêncio das Palavras” (Ed. Òmnira/BA-Brasil) e David Matuca com o livro “Dois Rostos Iguais” (Ed. TM/SP-Brasil) e o guineense Inussa Manuel Gomes com o livro de contos “Filhos da mesma Mãe separados pela margem” (Ed. Independente). Aconte, ainda, o lançamento das coletâneas poéticas angolanas "KIXIMANU" e "Poética Mucubal do Namibe', ambas da Editora Òmnira/BA-Brasil, e o lançamento da Edição número 11 da Revista Òmnira de Literatura, editada pelo jornalista e escritor Roberto Leal.
Os estrangeiros serão recepcionados pelo Deputado Estadual Manassés e autoridades convidadas das Casas africanas na Bahia, como: Iray Galrão (Casa do Benin), Dr. Camilo Afonso (Casa de Angola), a presidente da Tucanafro Drª Luislinda Valois (primeira juíza negra do Brasil) e representando a Directora Provincial de Cultura do Namibe/Angola, Drª Euracema Major – parceira UBESC/ÒMNIRA, a estudante angolana Idília Beatriz Mário.
10/10/2015 (sábado).
09:00 hs.: Momento do Livro infantil:
Comemorando o Dia das Crianças, teremos contação de história com Palmira Heine, Iray Galrão, Lucas Yuri e Sandra Popoff. Lançamento dos livros infantis: “O Reino todo Amarelo” e “O Autor é Você” da escritora e professora Palmira Heine.
11:00 hs. Apresentação circense:
Vamos colocar fogo no circo da Leitura.
Com o artista circense “Guga Freitas”
11:00 hs. Encerramento: Espaço Quadrilátero – Térreo.
II Sarau da União Baiana de Escritores - UBESC, com o recital dos poetas angolanos David Matuca e Josué Ananias Sudi, tendo como participante, o poeta baiano/brasileiro Douglas de Almeida e mediado pelo também poeta Roberto Leal.
http://www.iteia.org.br/jornal/v-eneb-encontro-de-escritores-baianos-2015http://galinhapulando.blogspot.com.br/2015/09/v-eneb-encontro-de-escritores-baianos.htmlhttp://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=54279http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1024&num_release=162541&ori=V