Heartache Poems: A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet
Autor: Valdeck de Jesus
Editora: iUniverse
Cotação: ****
Por Paco Llistó
O baiano Valdeck de Jesus é um poeta autêntico porque consegue expressar em seus textos uma simplicidade, um imediatismo e uma naturalidade de sentimentos que dificilmente encontramos em nosso dia-a-dia cruel e muitas vezes pouco inspirador. Um poeta nato realça desde cedo sua insatisfação com o mundo, principalmente quando o que está em jogo é a dificuldade de ser aceito numa sociedade conservadora.
Em “Heartache Poems: A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet”, lançado recentemente nos EUA e já disponível pela internet, Valdeck narra a história de seus amores através de poemas e traz à tona suas atividades como homossexual, explorando os obstáculos que enfrentou ao sair do armário. Às vezes, seus poemas soam como um protesto, como um grito de alguém sufocado pela própria existência. “Heartache Poems” é uma espécie de diário, bastante pessoal e por esse motivo autêntico.
Segundo Valdeck, foi esse o sentido que ele buscou ao escrever seus poemas. “O principal motivo dessa publicação é ajudar a quem quer que seja e não simplesmente ganhar dinheiro com a venda. O livro não se trata de um guia que revela o passo a passo a quem deseja se libertar dos medos e sair do anonimato, eu não pretendo ser um guru que aconselha as pessoas. Acho que cada um sabe seu exato momento para tomar uma decisão dessa. No livro eu coloquei meus sentimentos no papel e falei para mim mesmo repetidas vezes que eu poderia ser uma pessoa declaradamente gay, sem necessariamente ofender amigos, família ou pessoas em geral”, diz o poeta nascido em Jequié, uma pequena cidade do interior da Bahia.
Entre amores perdidos e não compartilhados, o medo da morte e da Aids, Valdeck é o espelho de sensações vivenciadas por todos nós. Em “Poetry of Sadness” (Poesia da Tristeza), por exemplo, o poeta revela que está com um tumor no intestino. Em “Searching” (Procurando), ele fala sobre a busca pelo amor perdido. É tudo muito pessoal, é verdade, mas invariavelmente esses sentimentos ecoam em todos os corações que perambulam por este mundo.
COTAÇÃO
|
* uó
|
* * fraquinho
|
* * * ok
|
* * * * bem bacana
|
* * * * * super
|