Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
 
III Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus

Por:  Departamento de Comunicação CCB
Data:6/8/2007 11:26:15

O prêmio, anual e patrocinado pelo poeta baiano Valdeck Almeida, prevê a publicação de uma coletânea dos melhores trabalhos e divulgação nos sites de literatura do país e do exterior.

Se você é poeta ou escritor e nunca teve a oportunidade de publicar seus textos em um livro, o III Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia pode ser sua grande chance. O objetivo do prêmio é tirar da gaveta de escritores desconhecidos pérolas de nossa literatura brasileira.
O prêmio, anual e patrocinado pelo poeta baiano Valdeck Almeida, prevê a publicação de uma coletânea dos melhores trabalhos e divulgação nos sites de literatura do país e do exterior. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de dezembro. Envie seus poemas e dados completos sobre o autor (nome, endereço, telefone etc.) por e-mail ou pelos correios. Mais informações no site http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=577449, ou pelo e-mail valdeck@hotmail.com.
 
Confira o bate-papo com o idealizador do prêmio, o poeta Valdeck Almeida de Jesus.
 
 
Cooperativa Cultura Brasileira: Como surgiu a idéia do Prêmio?
Valdeck Almeida de Jesus: A idéia do prêmio surgiu quando percebi que muitas editoras e pessoas físicas realizam esse tipo de evento, porém em sua totalidade cobram taxas de inscrição. A justificativa para a cobrança é que esse taxa serve para custear os serviços gráficos e editoriais, que são, diga-se de passagem, absurdamente altos. Tive a idéia de fazer algo diferente, realmente voltado à difusão da cultura, em particular a literatura. No caso da poesia, o mercado é ainda mais restrito, e a maioria das editoras não aceita sequer avaliar livros de poesias, muito menos publicá-los, a menos que se pague para isto. Sem nenhuma falsa modéstia, acredito que eu seja único a realizar um projeto nesse aspecto, completamente gratuito, e premiando autores que, por força das circunstâncias, talvez nunca tivesse chance de publicar uma poesia em livro. Esse projeto está sendo divulgado no site do Ministério da Cultura, especificamente pelo Plano Nacional do Livro e Leitura pela sua peculiaridade.
 
CCB: Nas edições anteriores do prêmio houve a publicação de uma coletânea com os melhores trabalhos?
Valdeck: Houve publicação sim. No início, eu cobrava uma taxa de escritores de outros estados e não cobrava nada de escritor baiano. Porém, recebi muitos pedidos de outros estados para publicar sem pagar, pois a maioria dos poetas alegava não ter como arcar com a despesa editorial. Abri mão da taxa em relação a vários poetas e acabei tornando a inscrição gratuita para todos. A primeira edição foi lançada durante a 7ª Bienal do Livro da Bahia, em 2005. A segunda edição está em fase de impressão em uma editora de São Paulo. E a terceira se encontra com inscrições abertas até 31.12.2007, com previsão de publicação até o final do primeiro semestre de 2008. Vale salientar que todo o trabalho de edição, correção, capa, etc. é feito por mim e por alguns parceiros, de forma totalmente voluntária. Cada poeta recebe, a título de direitos autorais, um exemplar do livro.
 
CCB: Quantos trabalhos são escolhidos?
Valdeck: A escolha dos melhores poemas se dá por uma comissão formada por mim e pelos poetas Vanise Vergasta e Euclides da Luz, bem como pelo profissional em Relações Públicas, Vagner Pax. Pretendo publicar um livro com até 100 poetas novos a cada ano. Este livro é lançado em todas as bienais do livro e em eventos relacionados que eu venha participar. 

Fonte: http://www.coopcultural.org.br/mostra_noticia.asp?id=126
 
 
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 06/08/2007
Alterado em 05/09/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários