O escritor e poeta Valdeck Almeida de Jesus e o ator e dançarino Junior Oliveira visitaram a Biblioteca Comunitária do Calabar nesta sexta (15) e fizeram a doação de alguns livros para o acervo. Na oportunidade, foram tiradas as fotos que ilustram este álbum.
Valdeck conheceu o trabalho da ong Avante através do Plano Nacional do Livro e Leitura, site do Ministério da Cultura, que divulga ações voltadas ao incentivo ao livro e leitura. Sobre o bairro Calabar, já tinha lido e ouvido falar, por alto, como a maioria da população de Salvador. O Calabar é um bairro remanescente de um Quilombo e está encravado na Barra, na orla norte da cidade. O olhar, tradutor de todas as impressões, necessita ser impregnado com imagens, bem como os ouvidos com sons e os demais sentidos com algo que lhes estimule. Por isso a curiosidade, o contato virtual e a visita agendada com Rita Margarete, Coordenadora da Ong.
Na sede da Avante, junto com o ator Junior Oliveira, Valdeck conheceu um pouco da história e do trabalho desenvolvido pela Ong em Salvador e em outras partes do estado e do país. A Avante iniciou suas atividades em 1991 com uma equipe de profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Administração e desenvolve hoje atividades sintetizadas na expressão “Educação e Mobilização Social”.
A Ong trabalha em várias frentes, se utilizando de ferramentas educacionais diversas como teatro, literatura, dança, artes visuais, pintura, aprendizado de uma língua estrangeira, intercâmbio cultural, incentivo à leitura, educação ecológica etc, com o objetivo de despertar nos participantes das atividades o cidadão consciente e multiplicadores sociais. Não se trata de um trabalho assistencialista e paternalista, mas de capacitação das pessoas para serem atores sociais e agirem como responsáveis pelos seus destinos, os destinos da comunidade e do próprio país.
Como parte do processo educacional a biblioteca comunitária funciona como um dos elos entre a comunidade e a Ong. Foi lá que os visitantes conheceram as instalações que abriga mais de 5 mil exemplares de literatura e livros de toda sorte, além de revistas e jornais. O livro que mais chamou a atenção foi “Cala a Boca Calabar”, de Fernando Conceição (*), nascido e criado no bairro. Na oportunidade o escritor Valdeck Almeida doou os livros abaixo relacionados, alguns de sua autoria, outros com participação de outros escritores.
Links:
Relação dos livros doados:
05 exemplares de “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Giz Editorial, São Paulo, 2007;
04 exemplares de “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Editora Scortecci, São Paulo, 2005;
02 exemplares da “1ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006;
02 exemplares de “Palavras que Falam”, Editora Scortecci, São Paulo, 2005;
01 exemplar de “Palavras Libertas”, Editora Roma, Uberlândia/MG, 2007;
01 exemplar de “Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2005;
01 exemplar de “XI Coletânea Komedi”, Komedi, Campinas, 2007
(*) Fernando Conceição é Jornalista, Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Foi Visiting Scholar na New York University (1998-99) e na University of California, Irvine (1998). É Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia desde 2002, onde já lecionava como Professor Substituto (1996-98, 2001-02). É Professor das Faculdades Integradas da Bahia, desde janeiro 2000. Coordenador do projeto Etnomídia da Facom/UFBA para a criação do Núcleo de Estudos em Mídia e Etnicidades. Editor responsável pelo jornal laboratório da Facom, "Nariz de Cera" (1996-98). Foi bolsista da Fulbright Commission (1994) para intercâmbio e palestras para grupos acadêmicos e sociais nas seguintes universidades: Columbia (NY), New York University, CUNY- City University of New York, Brown University (Providence, RI), Brandeis University (Walthan, MA), University of Maryland at Baltimore e Rosa Parks Center of Harlem (NY). Editor e repórter de vários jornais da Bahia e de São Paulo. Publicou Cala a Boca Calabar: A Luta Política dos Favelados. (Petrópolis: Editora Vozes, 1986); Negritude Favelada Movimento: A Questão Racial na "Democracia Racial" Brasileira. (Salvador: Editora do Autor, 1988) e Amar Faz Bem Mas Dói (poesia). (Salvador: Lys Editora, 1997), além de inúmeros artigos em revistas especializadas.