Escritor Valdeck Almeida visita a sede da Vento em Popa
Por Daiany Andrade
O escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus veio à São Paulo participar da terceira edição do “Corredor literário”, evento que aconteceu entre 8 e 14 de outubro na Av. Paulista. Mas antes de iniciar a exposição dos seus livros, ele aproveitou para conhecer a sede da ONG Vento em Popa na península do Cocaia.
Em março deste ano, Valdeck descobriu, através da internet, o Projeto Maluco por livro (atual Manancial de Leitores), sensibilizado com a metodologia, ele fez contato com o diretor da Vento em Popa, Frederico Plass Rizzo. Duas semanas depois a biblioteca do projeto já recebia a doação dos livros “O feitiço contra o feiticeiro” e “Memorial do inferno – A saga da família Almeida no Jardim do Éden” (ambos da Scortecci Editora), principais obras do escritor.
Nascia aí uma grande parceria, coroada no ultimo dia 8 de outubro com a visita do escritor a sede da ONG. “Quem diria que isso iria acontecer. Eu descobri vocês na internet e agora estou aqui tomando café”, disse o escritor impressionado.
Foi realmente uma tarde inesquecível. Os alunos da VEP tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre motivação, ministrada pelo escritor, saber mais sobre a sua história, e ainda foram presenteados com livros autografados.
A tarde, como não poderia deixar de ser, Valdeck viveu sua primeira experiência como velejador e abordo do barco Saracura ele não fez feio. No final, numa tentativa dos jovens de retribuir a sua visita, o escritor recebeu um presente especial: uma replica em miniatura do barco.
Mudando a história
Valdeck nasceu em Jequié (BA), é de família humilde e viveu grande parte da sua vida em região pobre, onde não havia nenhuma infra-estrutura básica, tampouco educação gratuita e de qualidade, porém, como orgulhosamente gosta de contar “graças ao trabalho de pessoas solidárias e que tinham forte base religiosa e moral” sua família inteira foi resgatada. “Nos orgulhamos muito de nossa história que hoje é contada através de livro, para incentivar a muitos jovens desesperançados”.
Você pode saber mais sobre Valdeck Almeida e suas obras acessando: www.galinhapulando.com
Fotos do encontro: Galinha Pulando