Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

Carla Akotirene receberá a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Salvador

 

 

No próximo dia 24 de setembro, às 18h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, a intelectual Carla Akotirene será agraciada com a Comenda Maria Quitéria, honraria concedida a mulheres com reconhecida atuação em prol da cidade e do estado da Bahia.

 

A proposta da homenagem partiu do mandato do vereador Sílvio Humberto (PSB), economista, ativista do movimento negro e um dos fundadores do Instituto Steve Biko, entidade onde Carla iniciou sua construção de consciência negra e suas preocupações efetivas com o racismo, ainda nos anos 2000.

 

Nas redes sociais, Carla compartilhou a alegria pelo reconhecimento com seus mais de 418 mil seguidores no Instagram, em uma mensagem de forte simbolismo:

 

“Vocês não têm ideia de quanto a minha divindade cabeça reconhece todos os empenhos que você que está aí também faz em minha direção, no sentido de me manter implacável do ponto de vista ético em prol da nossa comunidade.”

 

“E essa comenda, ela é concedida pelo vereador Silvio Humberto, um dos meus formadores, já que eu inicio esse processo de reconhecimento do racismo, do patriarcado e dessas forças coloniais a partir do meu ingresso no Instituto Cultural Steve Biko. Eu aguardo vocês, eu e minha comunidade ancestral. Axé!”

 

Referência nacional

Pesquisadora em Políticas de Raça e Gênero e doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela UFBA, Carla é autora de obras fundamentais como: Interseccionalidade (2019), Ó Paí, Prezada (2020) e É Fragrante Fojado Dôtor Vossa Excelência (2024). 


Sua produção acadêmica articula gênero, raça, classe e território nas dinâmicas de opressão, com destaque para estudos sobre o sistema de justiça e as políticas públicas.

 

Na avaliação da homenageada, a força simbólica de Maria Quitéria dialoga diretamente com a experiência das mulheres negras:

 

“Eu me sinto nesse lugar de Maria Quitéria porque sou uma combatente em prol da comunidade e do povo negro.”

Honrada com a distinção, Carla destacou a força simbólica e representativa de Maria Quitéria para a trajetória das mulheres:
 
“Ao se vestir de soldado para ir à guerra, ela incorporou uma experiência que é colocada diariamente para mulheres negras, que é não vivenciar uma feminilidade hegemônica, mas assumir os mesmos papéis que os homens assumem diariamente”, afirma.

 

A pesquisadora contextualiza:

 “Esse é o lugar da mulher negra. Quando pensamos na escravização e na experiência da Casa Grande, conforme Lélia Gonzalez demonstra, diferentemente dos homens negros, que não foram para a cozinha, as mulheres negras trabalharam lado a lado com eles na plantação, nos engenhos e em todo tipo de trabalho braçal”.

 

Ela também estabelece um paralelo entre a luta de Maria Quitéria na guerra contra a dominação colonial portuguesa e as batalhas cotidianas das mulheres negras:

 

“Trata-se de um papel que tem uma aproximação ideológica colocada pelo patriarcado racista às mulheres negras, pois diariamente somos nós que estamos no front contra as investidas do Estado, no que diz respeito à violência policial nas comunidades. São as mulheres que se colocam à frente para proteger seus filhos e os filhos da comunidade“, define.

 

Akotirene há 20 anos dedica-se ao tema do encarceramento de mulheres negras, realizando pesquisa em unidades prisionais e em audiências de custódia, além de realizar atendimento à mulheres vítimas de violência na sua atuação como servidora pública da Saúde de Salvador. 

 

Carla acumula experiências em espaços institucionais como o Conselho da Comunidade Negra de Salvador, a Secretaria Municipal da Reparação, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia e o Programa Juventude Viva, da esfera federal. Em 2016, fundou a Opará Saberes, que auxilia pessoas negras, especialmente mulheres, a ingressarem em programas de mestrado e doutorado.

 

Atualmente, Carla Akotirene desenvolve um projeto de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (UnB), onde pesquisa raça, gênero e território a partir da atuação das facções no Brasil e do cenário de extermínio de homens negros.

 

Serviço

O que: Entrega da Comenda Maria Quitéria a Carla Akotirene
Quando: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira), 18h
Onde: Plenário Cosme de Farias – Câmara Municipal de Salvador

 

Foto: Erickson Araújo

André Santana
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 19/09/2025
Comentários