Revista literária e poética
Lançada em maio de 2016, a REVISTA QUILOMBO é um veículo de comunicação negra, que se alicerça em dar visibilidade a questões politicas e culturais do mundo negro, principalmente das periferias.
Agora em versão on line, nossa revista pretende suprir a lacuna que existe entre um periódico e outro, publicando, organizando e potencializando importantes agendas negras que acontecem cotidianamente.
Para ampliar nosso espaço, estamos – também – no mundo virtual, sem abrir mão dos impressos que tem chegado com sucesso em muitas comunidades. A REVISTA QUILOMBO permanecerá aquecendo os encontros presenciais em quilombos urbanos e rurais por onde passa, no impresso continuará respeitando a originalidade das escritas negras de autores e autoras que advém dos muitos lugares que percorremos: a academia, os órgãos públicos, os espaços religiosas e, principalmente, as ruas.
Continuaremos sendo uma mídia “possível” para os nossos e, em virtude de conquistar novos territórios, estamos conectados com você.
A partir do interesse de um grupo de amigos no bairro de Sussuarana que tomou como referência o Sarau Bem Black e o Sarau da Cooperifa (SP), o Sarau da Onça foi criado a fim de sensibilizar as pessoas da comunidade do bairro de Sussuarana, periferia de Salvador, para com os problemas que esta possui. “A arma utilizada são as palavras da boca dos poetas e poetizas das baixadas e vielas do bairro.”
O Sarau da Onça nasceu da necessidade de se fazer frente ao que vem ocorrendo em Salvador nestes últimos anos: ao aumento dos índices de violência contra os jovens negros do bairro de Sussuarana. Muitas vezes dar-se a impressão de que parte da sociedade não está consciente desta realidade ou pela indiferença preferem guardar o silencio. Sabendo que o jovem é o futuro de nossa sociedade, nós não podemos calar ante os atos bárbaros de assassinatos.
O grupo tem feito apresentações no bairro aonde vem arrastando vários participantes, é um evento aberto para qualquer pessoa, independente de raça, religião ou segmentação política, se mostra aberto para os convidados também participarem através de discussões ou até mesmo levando suas poesias.
Jorge Fernando de Medeiros Rebello (Rio de Janeiro, 29 de março de 1955) é um ator e diretor de televisão brasileiro. É filho da também atriz Hilda Rebello.
Quando jovem, começou aulas de teatro no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no subúrbio carioca do Méier, onde teve seus primeiros contatos com a arte.
Iniciou sua carreira profissional na TV como ator na série de televisão Ciranda, cirandinha de 1978 no papel de Reinaldo (Rei) e no teatro com o espetáculo Zoológico, dirigido e atuado por ele mesmo e produzido por sua mãe.
Atualmente é diretor de núcleo da Rede Globo (emissora de televisão). Destacou-se com as impactantes e inovadoras novelas das sete dos anos 80 escritas por Sílvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes, reformuladoras da própria forma telenovela.
PerSe é um portal de publicação para autores independentes que oferece a você a possibilidade de publicar seus livros da forma mais simples e prática possível – você mesmo vai fazer isso, direto pela Internet, na hora que achar melhor, sem qualquer intermediação.
Depois do livro pronto, você pode definir quanto quer ganhar de royalties e colocá-lo à venda na livraria eletrônica do PerSe. E, se quiser que o livro seja impresso, o PerSe também providencia isso para você, sem compromisso de compra de um volume mínimo de livros, sem custos de intermediação e com controle total do que foi vendido e de quanto você tem a receber de royalties.
O SoteroPreta - O Portal AfroCultural de Salvador nasce da necessidade de visibilizar a produção cultural soteropolitana construída, formada, mobilizada e destinada à população negra, em especial e que possa também atingir as demais etnias interessadas na produção cultural negra soteropolitana. O Portal também abarcará a produção de outros municípios baianos que tenham alcance em Salvador, para o mesmo público. Ele é seu, é nosso!
Um milhão de dólares, por exemplo!!!
Rede Nacional da Juventude NEgra
A Academia de cultura da Bahia nasceu do sonho do advogado Benjamin Batista Filho e, dentro do panorama literário de Salvador, é líder inconteste, na sua missão de disseminar a Cultura e reunir todas as sextas – feiras, pessoas interessadas no saber.
Abrigada numa antiga Capela situada na Faculdade 2 de Julho - casa de ensino e sabedoria – recebe acadêmicos e leitores, estes interessados em participar da comunhão literária e adquirir conhecimento, aqueles em mostrar seus trabalhos e falar sobre os diversos movimentos gerados pela inteligência nacional.
A Academia de Letras da Bahia, fundada em 7 de março de 1917, é uma associação de direito privado de utilidade pública sem fins lucrativos que tem por objetivos o cultivo da língua e da literatura nacionais, a preservação da memória cultural baiana e o estímulo ás manifestações das artes e das ciências. Fundada pelo engenheiro Arlindo Fragoso, compõe-se de quarenta titulares efetivos e vitalícios e tem sede na Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré, em Salvador da Bahia.
Edivaldo M. Boaventura
Presidente
Fundada oficialmente em 20 de dezembro de 2002, é composta por 30 membros titulares e efetivos; cada cadeira é desginada numericamente e tem um patrono, imutável, em homenagem a personalidades que tenham se notabilizado nas letras, nas ciências, nas artes, na política, na educação e na imprensa. A entidade tem por objetivos: realizar estudos e pesquisas na área da literatura local e regional; promover e incentivar a cultura através da realização de conferências, exposições, concursos, cursos e outras atividades de natureza cultural; coletar, pesquisar, elaborar e divulgar estudos e informações de cunho cultural, relacionados aos interesses da entidade, bem como congregar os esforços daqueles que se interessam pelo processo cultural, o cultivo e divulgação da língua e literatura nacionais.Realiza, anualmente, a tradicional “Noite do Café-Com-Letras“, com recital de poesias, lançamento da Revista “Café-com-Letras“, com trabalhos dos acadêmicos e convidados especiais e, ocasionalmente, posse de novos membros titulares, honorários, beneméritos, convidados de honra e correspondentes.
Inscrições para o III Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus estão abertas. Tire da gaveta aquela poesia, aquele rascunho e mostre o seu talento. Quem sabe esta não será a primeira de tantas outras oportunidades que você terá?!
Poesia, literatura, arte, cultura, africanidade, bahia
Músico, cantor e compositor baiano.Promessa para o futuro da MPB, já tem seu 1ºCD com 10 canções próprias e admiração de músicos que cativam o verdadeiro gosto pela MPB.Vocês podem conferir o meu trabalho aqui ou no site www.betinhovasconcelos.com.br
BLOCOS on line está na Internet desde a primeira quinzena de julho de 1996, e de início definiu-se como uma "versão resumida" de Blocos - jornal cultural, que circulava há cinco anos na época.
Galeno Amorim
Diretor Geral do Observatório do Livro e da Leitura e consultor internacional de políticas públicas do livro e leitura. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Ministério da Cultura (2011/2013) e o Comitê Executivo (2006) e o Conselho (2011/2013) do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco). Autor de 16 livros, entre ensaios (como Retratos da Leitura no Brasil) e literatura infanto-juvenil, e especialista em políticas públicas do livro e leitura de organismos internacionais, é formado em Comunicação Social, com especialização em Educação e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi membro dos conselhos estaduais de leitura dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto (SP). Professor de Ética e Legislação no Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto, atuou em O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Rede Globo, entre outros. Criou e dirigiu inúmeros programas e instituições ligadas à área, entre os quais o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do qual foi o primeiro coordenador.
Arte, Música, Notícias, Turismo, Gente... Tudo o que se precisa saber sobre o Brasil, no site mais completo da Europa.
Carlos Benítez Villodres nace en Málaga, ciudad en donde reside habitualmente. Durante muchos años compaginó la docencia con la labor de escritor, poeta y periodista. En la actualidad sólo se dedica a la literatura y al periodismo.
Es conferenciante y presentador de libros y de eventos culturales. Fue Profesor de la Escuela Universitaria de Enfermería y de la U.N.E.D. en su ciudad natal. En los primeros años de la década de los 70 cursó estudios en la Facultad de Psicología de la Universidad de Granada, y en los albores de los 80, de Filología Hispánica en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Málaga. Ambas tareas las abandonaría al no poder dedicarles el tiempo necesario para llevarlas a cabo.
En su juventud fue colaborador del Diario “Sur”, de Málaga. Desde el año 1994 al 1998 dirigió el Taller de Poesía del C.P. García Lorca, de Málaga. Asimismo, durante la década de los 90 y los años 2005 y 2006 (hasta Octubre) fue columnista fijo del desaparecido “Diario Málaga”. Fue también miembro del Consejo de Redacción y crítico literario del también desaparecido Suplemento Cultural “Papel Literario” del “Diario Málaga”.
Carlos Silva, divulgando sua arte pelo nordeste Brasileiro, nas cidades dos estados: Paraibano, Pernambucano e baiano.As radios de Juazeiro,Petrolina e Cajazeiras executam o seu trabalho divulgando a arte do cantador.
Numa reportagem na TV São Francisco(Juazeiro) o musico fala da importancia e preservação das margens do Velho Chico.
O Musico apresentou-se no teatro(IRACLES PIRES) em Cajazeiras, PB, mostrando suas cantorias e causos de cordeis.
È Compositor, cantador e poeta cordelista.
Seu trabalho está sendo divulgado pela gravadora Urbanjungle que gravou duas musicas suas em parceria.
OITO PILHA É HUM REAL E SAMBA DA DALGIZA. na voz do parceiro Zé de Riba.
A cultura brasileira é tema de todos os trabalhos do artista e faz uma releitura do Brasil atual através dos seus cordeis.
Gravou dois cds de forma independente: ABRA OS OLHOS E RETRATANDO e já prepara o proximo trabalho, com xotes, causos,forrós e muito cordel.
UNIVERSIDADES COMO: UFCG de Cajazeiras na Paraiba
UNIBAN -SP
UNIP-SP
Fundada há 52 anos, a Arcádia Literária Estudantil do Atheneu Sergipense foi e ainda é, uma grande plataforma de lançamento para os grandes nomes que conhecemos hoje no campo da política, da literatura, da medicina e da arte. Nomes como Pedro Iroíto Dórea Léo, Leonardo Alencar,Osmário Santos, Giselda Moraes, Rodrigo Reis, Diemerson, Giselle Nataly, Felipe Freitas, Hunald Alencar e outros tantos. Aos moldes de uma academia de letras, ela perpassa o tempo mantendo sempre seus tradicionais rituais. Este ano de 2008, uma nova frente governará a Arcádia no intuito de manter o que tiver que manter e mudar o que tiver de mudar. Talita Emily e Luan Victor são promessas não somente para a Arcádia, mas também para o estado que vos representa. Para esses iniciantes do fomento à cultura, desejo sorte, paz , energia e sucesso a frente desta Entidade que ainda tem muito a nos oferecer.
"José Inácio Vieira de Melo é mesmo um Cavaleiro de Fogo, com essa poesia calor e sol, chama e brasa. Seu destino é o daquela cabra que ninguém segura e sobe a montanha em busca da Glória. Mais que sua personagem, ela é seu retrato. O destino de José Inácio “é escutar dentro do canto a imensidão”." ASTRID CABRAL
Chico do Crato é poeta e músico cearense que ama a poesia e a música.
Eu me chamo Murilo Parra Contro, sou de Americana, interior de São Paulo e tenho 21 anos. Estou graduando em Design Gráfico, pela FAAL.
O Clube da Leitura começou com a idéia de organizar minhas leituras, uma forma de fichamento dos livros que tenho lido. Hoje além disso, também faço alguns pingados de rabiscos, contos e textos.
http://www.murilocontro.com.br
Sarau de poesia na periferia de São Paulo. O ritual dos saraus de poesia da COOPERIFA (Cooperativa Cultural da Periferia), que acontece semanalmente em Piraporinha, periferia da zona sul de São Paulo, é o guia deste vídeo-documentário.
O encontro no bar do Zé Batidão, sede da COOPERIFA, é o momento em que artistas, professores, vendedores, estudantes e donas de casa se transformam em poetas e compartilham com dos demais freqüentadores do sarau suas inquietações, angústias, perocupações e amores.
Documentar a COOPERIFA é uma forma de escancarar a realidade e não esconder mais que na periferia também se produz conhecimento, que ali existem cidadãos talentosos, questionadores, com sede de mudança.
Site oficial do fundador da Cooperifa, Sérgio Vaz:
www.otaboanense.com.br
O Ginásio Diocesano Seridoense foi fundado em 1º de março de 1942 pelo primeiro bispo de Caicó D. José de Medeiros Delgado, iniciando suas atividades escolares com 41 alunos matriculados nos cursos de primário e de admissão. A primeira diretoria do GDS, nomeada pelo então bispo Dom José Delgado, ficou assim constituída: Diretor - Mons. Walfredo Gurgel, Vice-Diretor - Pe. Manuel da Costa, Secretário - Pe. Mário Damasceno, Diretor Espiritual - Pe. Milton Medeiros. Era Inspetor Federal: Dr. Joffre Ariston de Araújo. Em 1943 começou a funcionar a 1º Série Ginasial com 51 alunos. O nome do Estabelecimento criou fama em todo o Estado pela repercussão de seu padrão educacional.
Coluna cultural que abrange todo o universo das artes: música, literatura, poesia, cinema, teatro, artes plásticas, quadrinhos e muito mais, incluindo as questões políticas.
Site de resenhas de livros e comentários sobre obras literárias.
Cooperativa de Poetas. Periferia dando a voz. É São Paulo criando mais uma alternativa para a poesia ser dita, declamada, recitada...
Participe da campanha contra violências aos nossos animais de rua e ajude-nos a conscientizar o maior número de pessoas de que os animais possuem sentimentos.
Informações culturais, concursos, prêmios literários etc
Ela começou só postando fotos em seu fotolog. De repente, assim como surgem esses fenômenos da web, Agustina Vivero, de 17 anos, virou celebridade na Argentina.
Encontros promovidos pela jovem, através de seu fotolog, chegaram a receber 2000 adolescentes. Em 2008, sua página recebeu mais de 36 milhões de visitas, tornando-se assim um dos sites mais visitados do país.
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho nasceu no dia 24 de maio de 1970 em Jequié, interior da Bahia, filho de Antelírio Bispo de Carvalho e Helena Ribeiro de Novaes.
Aos seis anos de idade escreveu seu primeiro conto Pedro Januário de Freitas (inédito), uma narrativa baseada na história de vida de um alagoano que viveu em tribo indígena em Palmeiras dos Índios, conviveu com Lampião e Pe. Cícero e veio para Jequié, tornando-se trabalhador rural do seu pai, Antelírio Bispo de Carvalho, que registrou o sertanejo com este nome Pedro Januário de Freitas, uma vez que o alagoano só tinha apena o nome de Pedro.
O grupo Ecos de Poesia reúne poetas de Brasil e Portugal, irmanados na missão de celebrar a arte poética.
Site de divulgação de arte, literatura, poesia, produção artística brasileira.
Site cuja missão é organizar as informações sobre o Nordeste do Brasil e torná-las universalmente acessíveis e úteis.
Minha querida Lúcia Amélia... Você é uma guerreira, uma estrela cadente, especial, que errou o rumo e caiu na terra, para fazer brilhar as mentes e corações de muita gente sem alma...
Beijos no coração.
Valdeck Almeida de Jesus
Poeta, Escritor e Jornalista
www.galinhapulando.com
Site no qual são publicadas notícias, concursos, biografias etc relacionadas a escritores do mundo inteiro.
A história do Espaço Cultural Alberico Rodrigues reflete o ideal, a perseverança e a dedicação do Prof° Alberico, que há muitos anos acalentava a vontade de presentear a cidade de São Paulo com uma casa de cultura, cujo \"menu\" atual é: alfarrábio/sebo, livraria, galeria de artes plásticas, teatro, espaço para shows musicais, cafeteria/lanchonete; e eventos culturais como: exposições, peças teatrais, shows, saraus lítero-musicais, lançamentos de livro, oficinas e cursos de extensão cultural, palestras, bazar cultural, publicação de um tablóide, e mais...
Revista que divulga a arte, cultura e as belezas do Litoral Norte da Bahia
Aqui você encontra tudo sobre a vida e a obra do escritor Jean Wyllys
"Os Filhos do Kaos", é uma peça de teatro baseada na “Mitologia do Kaos”, de Jorge Mautner, o profeta do Kaos, do amálgama, do contraditório que se auto-completa para formar o consenso, é uma obra fantástica, que “brinca” com as diferenças existentes em nossa sociedade “miscigenada-amalgamada”.
Fátima Venutti
Paulistana de Osasco, 41 anos. Reside em Blumenau, Santa Catarina desde 2002. Formada em Letras. Escreve desde os 11 anos e tem uma paixão por textos que elucidam o encontro de almas, a transformação do “ser” quando está amando. Possui textos premiados em concursos literários.
O Movimento Espírita na Bahia teve início com o "Grupo Familiar do Espiritismo", primeira organização espírita do Brasil, fundada por Luiz Olímpio Teles de Menezes, em Salvador, a 17 de setembro de 1865. Luiz Olímpio também fundou o "Écho D’Além -Túmulo", primeiro jornal espírita do País, em Julho de 1869. Em 28 de outubro de 1873, com os componentes do "Grupo Familiar do Espiritismo", Teles de Menezes fundou a "Associação Espirítica Brasileira", com estatuto aprovado pelo Governo Provincial, e dirigiu a entidade até transferir sua residência para o Rio de Janeiro (fim de 1874 ou início de 1875), onde veio a desencarnar a 16 de março de 1893.
Neste site você encontrará trabalhos literários, ensaios, contos, crônicas, música, dicas sobre livros e blogs literários, informações sobre os eventos de Salvador, enfim, uma grande feijoada de prazer. Divirta-se, pois é a Bahia quem ordena!
Site pessoal do escritor Felipe Tazzo.
Fernando de Sousa Pereira é um poeta português. Geminiano, 29 anos, é um lutador e grande estrela da nova poesia de Portugal.
Aqui você encontra tudo sobre concursos, antologias, eventos literários etc
Gildásio Silva é Professor, pós-graduado em Letras pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), ex-Diretor de Cultura da cidade de Jequié-Ba em 2005 e 2006, militante do movimento popular e cultural. ORKUT e E-MAIL:gicult@gmail.com
Blog da Giz Editorial, que publica livros de autores brasileiros.